terça-feira, 24 de junho de 2008

DEMISSÃO DOS AMIGOS DOS AÇORES

Caros associados,

Estava à espera de terminar a próxima actividade dos Amigos dos Açores (próximo sábado, visita à Lagoa do Congro com a presença da Secretária Regional do Ambiente e do Mar) para comunicar a todos que me encontro demissionário, desde o passado dia 10 de Junho, aguardando pela convocação de uma assembleia-geral extraordinária para dar o meu lugar a outro associado.
Contudo, devido a fuga de informação, fui surpreendido hoje por um telefonema de um jornalista do Açoriano Oriental que estava muito bem informado sobre o assunto.

Assim sendo, venho apresentar algumas razões para a minha demisssão:
1- Cansaço, sou presidente dos AA desde 1984;
2- Não tive a capacidade para motivar outras pessoas a colaborarem mais assiduamente com a associação;
3- Detestar fazer tarefas “burocráticas” que têm crescido à medida que a associação tem assumido a gestão de espaços que são da iniciativa da região;
4- Ser contrário à “profissionalização” das ONGAS, por assim não cumprirem integralmente a sua missão;
5- Por considerar que as ONGAS devem promover o voluntariado e ser contrário às ONGAS como meras prestadoras de serviços quer para os seus associados quer para outras entidades;
6- Por achar que a colaboração e as parcerias com as demais entidades (governo regional, autarquias, etc.) deve ser leal, mas totalmente independente.
7- Por considerar que é tempo de dar lugar aos “mais novos”.
Aproveito a oportunidade para afirmar que não deixo a direcção associação com problemas financeiros e que, caso a nova direcção ache por bem, e na medida das minhas disponibilidades, poderei dar o meu contributo no que me for possível. Nem saio com problemas com as pessoas, quanto muito por discordar de ideias/projectos que são tão legítimos como os meus.
Por último, queria despedir-me dos associados, nomeadamente de todos os que de forma desinteressada, fizeram o que foi possível em prol do ambiente nos Açores.

Até sempre,
Teófilo Braga
teobraga@sapo.pt ou teobraga@gmail.com