quarta-feira, 30 de julho de 2008

ALGUÉM CONHECE A MATA?




A MATA- ASSOCIAÇÃO PARA A SALVAGUARDA DO PATRIMÓNIO AMBIENTAL, HISTÓRICO E CULTURAL DA ZONA ORIENTAL DO CONCELHO DA RIBEIRA GRANDE tem por objecto social, inventariar, proteger, preservar, gerir e promover o património ecológico, arquitectónico, cultural, paisagístico e etnográfico da freguesia do Porto Formoso, São Brás, Maia, Fenais da Ajuda e Lomba de S. Pedro, bem como desenvolver acções que tenham por finalidade a defesa do interesse comunitário mesmo ao nível de infra-estruturas, desde que perfeitamente enquadradas na sua paisagem.

Fundada a 21 de Setembro de 2006, não se conhece qualquer actividade, a não ser a que se menciona no parágrafo seguinte.

A 28 de Julho, depois da inauguração da Mata do Dr. Fraga, foi assinado um contrato de cooperação entre a Secretaria do Ambiente e a associação "A Mata”, representada por Jaime Rita (vereador da Câmara Municipal da Ribeira Grande) no valor de 25 mil euros, no âmbito das actividades de manutenção, recuperação paisagística e sensibilização ambiental na “Mata do Dr. Fraga”.

Antes de fazer qualquer juízo de valor, vamos esperar mais algum tempo. Depois disto, veremos se se trata de uma genuína associação ou se não passa de um artifício dos poderes regional ou autárquico para transferência de verbas destinadas à manutenção do espaço de lazer que é a Mata do Dr. Fraga.