quarta-feira, 27 de agosto de 2008

TEMOS MAIS AMIGOS


Para além dos Amigos vários, que por estes Açores fora existem, os quais a pretexto da defesa do ambiente, pouco mais fazem do que defender o seu património pessoal, desta vez parece-me que surgem uns Amigos a sério. Com efeito, os Amigos da Costa da Povoação pretendem uma melhoria do caminho pedestre para as suas propriedades e electricidade para as suas casas.
Pelo que li nos jornais e pelo que ouvi na rádio, nestes Amigos podemos confiar. Não enganam ninguém...
O único senão que aponto é que a obra em questão deveria ser da responsabilidade de uma qualquer Secretaria que não da do ambiente, a não ser que o Governo Regional dos Açores tenha deste uma perspectiva ampla. Assim sendo, que se acabe com as diversas secretarias e que se crie a Secretaria Regional do Ambiente, Turismo, Agricultura, Florestas e Obras Públicas.



Abaixo, transcrevo notícia publicada no Açoriano Oriental.

Associação pede caminho pedestreA Associação dos Proprietários e Amigos da Costa na Povoação anunciou a necessidade de melhoramento do acesso pedonal à costa da Povoação, onde existem cerca de noventa habitações de veraneio.

Vítor Campos, presidente da associação criada há um ano, entende que devem ser melhorados os acessos pedestres ao local porque actualmente há alguma dificuldade em chegar a algumas habitações.

“Não pretendemos acesso para automóveis, mas apenas a melhoria dos caminhos pedestres. Notamos que existem pontos onde se passava com facilidade e agora não conseguimos passar”, constata o líder da associação representativa dos moradores e amigos da Costa da Povoação.
Nesse sentido, Vítor Campos pretende sensibilizar governo regional e câmara municipal para a necessidade de “garantir um acesso pedonal durante todo o ano para o acesso às residências”

A própria associação considera que criar uma estrada “será mau, devido aos malefícios da massificação”.

As habitações da Costa da Povoação também não estão ligadas à rede eléctrica, sendo que a maioria dos proprietários dispõe de geradores para garantir a utilização de electricidade, enquanto alguns moradores pensam adoptar sistemas fotovoltaicos.

A aplicação de um sistema eléctrico que sirva as habitações na Costa da Povoação é um dos próximos objectivos da associação, que ainda se encontra a estudar as alternativas existentes para a implementação do sistema eléctrico.


A secretária regional do Ambiente e Mar, Ana Paula Marques, deslocou-se ontem ao concelho da Povoação para verificar as condições de acessibilidade das habitações da costa da Povoação.

A responsável pela pasta do Ambiente deixou a promessa de que vai realizar um projecto para verificar qual será a melhor forma de construir um caminho de acesso pedonal.

“Vamos verificar com a associação e poder local o que podemos fazer para valorizar este espaço, onde existe a cultura de vinha e as pessoas estão a reconstruir algumas habitações”, afirmou a secretária regional do Ambiente.
Ana Paula Marques explicou que é política do Governo Regional reabilitar os percursos pedestres que servem não só os locais mas também aos turistas, que gostam desse género de passeios.

A governante afirmou que o Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POC) da zona em causa prevê a reconstrução das casas em ruínas, que podem ser ampliadas em cerca de dezasseis metros quadrados, como acontece noutras áreas abrangidas pelo documento.

Relativamente à electrificação da zona, a governante é de opinião que a melhor opção energética reside no aproveitamento da energia fotovoltaica, tendo em conta o sistema de incentivos às energias renováveis disponível nos Açores, através do programa Pró-Energia.

“Se os painéis forem bem instalados passam despercebidos na natureza e representam um salto qualitativo, pois é importante que as pessoas tenham boas condições de salubridade e de higiene e as energias alternativas desempenham um importante papel nesse contexto”, sublinhou a governante Ana Paula Marques durante a visita realizada à Povoação. ||


Luís Pedro Silva, in Açoriano Oriental, 27 de Agosto de 2008