quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Vacas em Lisboa


Liga Dos Direitos dos Animais apresenta queixa: Vacas em Lisboa dão mau nome aos Açores

A Liga Portuguesa dos Direitos do Animal considerou ontem estar em "total desrespeito pela legislação portuguesa e europeia" a exposição de vacas na Praça de Espanha, em Lisboa, no âmbito de uma campanha publicitária do turismo dos Açores.

Em comunicado, a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal (LPDA) afirma que "não é admissível" a exposição dos animais ao barulho e à poluição, assim como ao mau tempo que se faz sentir, sem qualquer abrigo para onde possam recolher.
A LPDA cita a necessidade de uma licença camarária de ocupação de espaço e de uma vistoria dos serviços veterinários da autarquia para avaliar a segurança e bem-estar dos animais, assim como a salvaguarda da saúde pública.
Para a LPDA, esta licença "foi passada sem o mínimo respeito por seres vivos", que estarão a ser tratados "como objectos inanimados em exposição" e que esta situação estará em "total desrespeito pela legislação portuguesa e europeia".
As vacas expostas na Praça de Espanha fazem parte de uma campanha para publicitar o turismo dos Açores, que decorre até dia 25 de Janeiro em mais quatro praças de Lisboa, que estão decoradas com elementos alusivos ao arquipélago.
A LPDA afirma que alertou na segunda-feira para a situação a Direcção Regional de Veterinária do Ribatejo e Oeste e o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, tendo estas autoridades ficado "de ir ver a situação".

Correio dos Açores, 22 de Janeiro de 2009


Vacas na Praça de Espanha rendem 180 mil euros à Câmara


A Câmara de Lisboa vai receber 180 mil euros pela ocupação do espaço público da campanha do Turismo dos Açores, que colocou vacas a pastar na Praça de Espanha, revelou à Lusa o vereador do Espaço Público.
A campanha de promoção turística aos Açores, que durará até ao final da semana, usou a Praça de Espanha como pasto para uma série de vacas leiteiras e ocupou com material promocional espaços como a rotunda do Marquês de Pombal.

O Turismo dos Açores pagou à Câmara em taxas de ocupação do espaço público cerca de 180 mil euros, disse à Lusa o vereador do Espaço Público, José Sá Fernandes.

“É uma campanha engraçada”, afirmou Sá Fernandes durante a conferência de imprensa que se seguiu à reunião do executivo municipal, acrescentando gostar “imenso” dos Açores.

O vereador independente e ex-presidente de Câmara, Carmona Rodrigues, manifestou, por outro lado, “perplexidade” pela “presença de gado vacum a pastar na Praça de Espanha”.

Carmona Rodrigues não contesta a promoção do destino turístico, mas considera que não será “a melhor forma de o fazer”.

O vereador comunista Ruben de Carvalho considerou tratar-se de uma “iniciativa curiosa” e sublinhou não terem sido prestadas informações sobre as contrapartidas para a autarquia.