sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

À espera de milagres


Arquipélago sem peritos para certificação energética dos edifícios

Os agentes económicos dos Açores estão sem peritos para fazer cumprir as regras para certificação eléctrica na construção de edifícios pelo que o governo vai atrasar o processo por via legislativa, disse esta quinta-feira fonte governamental.
Cabral Vieira, Director Regional da Energia, revelou que nos próximos dias vai ser aprovada legislação que dilata os prazos para os meses de Janeiro e Julho de 2010, para os edifícios novos e requalificar, respectivamente.
Tal decisão deve-se “à dificuldade de colocar e formar peritos nas diferentes ilhas devido à sua dispersão geográfica”, adiantou o director regional.
De acordo com este responsável governamental “o processo de formação de peritos, mesmo a nível nacional tem sido relativamente lento porque os exames são difíceis o que origina que entre os candidatos sejam poucos os aprovados”.
Cabral Vieira assegurou que “esta situação [dilatação dos prazos nos Açores] é transitória porque enquanto no continente as pessoas se deslocam de viatura a região tem custos acrescidos com recurso às ligações aéreas”.
Assim, acrescentou, “é preciso encontrar técnicos que venham a ser colocados em cada uma das nove ilhas do arquipélago de forma a poderem ser cumpridas as regras” estabelecidas para a construção de edifícios de elevada eficiência energética.

Notícia publicada no jornal Açoriano Oriental,12 de Fevereiro de 2009

Comentário- Depois dos elogios ao modo como está a ser construida a estrada para a Fajã do Calhau que servirá de modelo para outras, da afirmação de que para combater infestantes não é preciso qualquer plano, agora vem a notícia que já estavamos à espera, a certificação energética de edifícios vai ser adiada.

Desde a saída da legislação sobre certificação energética dos edifícios o que foi feito na região para criar as condições para a implementação da lei?

O que será feito no sentido de dotar as ilhas mais pequenas de peritos qualificados?

Pena é que nos Açores energia signifique negócios da EDA.

TB