quinta-feira, 19 de março de 2009

O Aterro Sanitário da Praia das Milícias



A praia das Milícias, situada na freguesia de São Roque, concelho de Ponta Delgada, é uma das praias mais frequentadas da ilha de São Miguel, devido à sua proximidade com o centro da cidade, mas também pela atracção que a sua beleza natural exalta.

Apesar das características que atrás referi, a praia das Milícias é diáriamente atingida por diversos tipos de poluição. O parque de estacionamento, em frente ao Edifício Pópulo, possui diversas estruturas de depósito de lixo para os estabelecimentos comerciais presentes e público em geral, um Ecoponto e uma fossa de grandes dimensões. Pois, são estas mesmas estruturas que, constantemente estão a enviar resíduos líquidos para o chão do parque, e posteriormente para o areal.
O grande problema do parque é o escoamento das águas. Todas as águas escoam para um esgoto que está direccionado para o centro da praia. Quando chove, é perfeitamente visível, a marca que as águas oriundas do parque fazem no areal.



Começando pelo que eu acho mais grave e inadmissível nos tempos de hoje é a transferência dos resíduos da fossa para os camiões ou tractores dos serviços municipalizados. Quando os silos dos camiões estão cheios, os funcionários procedem ao desencaixe da mangueira que liga à fossa e todas as vezes é derramado no chão do parque alguma quantidade, que juntando a todas as vezes que vazam a fossa (quase todas as semanas), faz com que a quantidade depositada de resíduos oriundo da fossa seja alarmante. O chão junto à boca de mangueira da fossa tem uma camada que cobre a superfície de alcatrão do chão, e claro, quando chove, estes resíduos são escoados para o areal. Esta prática pode ser presenciada por qualquer pessoa, principalmente ao sábado de manhã, além de que existe uma fuga numa das tampas do tanque da fossa da parte superior do parque, em que quando este está cheio, verte grandes quantidades. Também é possível ver a marca fresca no chão e na tampa com marcas de corrosão dos líquidos.

A segunda agressão ambiental é a sequência de contentores que servem de apoio aos estabelecimentos comerciais e ao público em geral. Estes, estão constantemente cheios, logo é depositado imenso lixo no chão à volta dos contentores, consequentemente é vertido grandes quantidades de líquidos para o chão do parque, sendo também visível uma camada que começa nos contentores.



O Ecoponto situado no extremo do parque enfrenta dois problemas. Não é suficiente para o número de utilizadores das redondezas, sendo muito frequente o contentores estarem cheios, com muitos resíduos à volta, e está situado mesmo ao lado do areal, onde muitas vezes os resíduos que estão fora dos contentores são movimentados pelo vento directamente para o areal.


Todos os resíduos líquidos que atrás referi, juntando os restos dos óleos e combustíveis oriundos dos automóveis, vão escoar para o areal. É impossível não pensar que estas zonas do areal da praia estão contaminadas e que vão ou estão trazendo consequências negativas na saúde de quem a usufrui.

M. Fontes