segunda-feira, 20 de abril de 2009

Fajã do Calhau- a Montanha pariu um rato


Estrada da Fajã do Calhau, Açores, provoca perturbação na fauna
Os deputados açorianos entendem que a obra na Fajã do Calhau deve ser alvo de monitorização constante.Segundo o Relatório elaborado pela Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho, o local apresenta riscos geológicos e sísmicos.

O Relatório da Comissão dos Assuntos Parlamentares não apresenta críticas ao Governo regional, o dono da obra, mas, o documento que amanhã será apresentado em plenário, conclui que a estrada de acesso à Fajã do Calhau provocou perturbações na fauna e no meio aquático.Além de ter sido destruída a vegetação local, houve grandes quantidades de inertes que foram lançados encosta abaixo, até ao mar, mas apesar desse facto, a intervenção não obriga à realização de um estudo de impacto ambiental, como refere o Decreto-Lei 69/ 2000.

Em Maio de 2006, quando a obra teve início, a área intervencionada não estava abrangida por qualquer instrumento de ordenamento do território, mas isso não significa que os deputados concordem com a obra.

A relação custo/benefício da obra não é consensual, atendendo a que a localidade servida pelo novo acesso não tem população permanente e, mais grave do que isso, apresenta riscos geológicos e sísmicos que podem fazer aumentar a instabilidade da falésia.

Num aspecto, todos parecem estar de acordo: o único acesso que existe para a Fajã do Calhau, através do Faial da Terra, não oferece condições de segurança, devido ao elevado risco de desabamentos.

Fonte:
Ricardo Freitas / Carlos Tavares.
RTP-Açores

PS- Não era necessário tanto esfroço dos nossos deputados, a montanha pariu o que se esperava: um rato.