quarta-feira, 6 de maio de 2009

PICO do AREEIRO - Sítio da Rede Natura ou estaleiro de obras?



Ontem à noite, no programa "Debate Político" da RTP-Madeira, ouvi, confesso sem admiração, um administrador do maior grupo hoteleiro madeirense afirmar que não conhecia os projectos do Teleférico do Rabaçal e do Radar no Pico do Areeiro e, consequentemente não podia opinar sobre os respectivos impactes no turismo.

De facto, parece que apenas uns ambientalistas utópicos estão preocupados com o estado deplorável em que se encontra o Pico do Areeiro, desde que há cinco anos foi desactivada a pousada para dar lugar a um radar, idealizado por notáveis geoestrategas com o objectivo de detectar ameaças aéreas à Região Autónoma da Madeira.

O equipamento, que parece ter custado cerca de 16 milhões de euros, está encaixotado no Continente, aguardando pela construção do edifício onde vai ser instalado.

No início deste ano a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais informou que tinha nomeado um arquitecto paisagista para a acompanhar a obra da responsabilidade do Ministério da Defesa.

Em Fevereiro foi montado um estaleiro e a pousada foi vedada com chapas metálicas, que pouco tempo depois começaram a ser arrancadas pelo vento.

Foi construída uma nova vedação, que o vento já está a abanar e que
poderá causar danos pessoais graves. Entretanto, a obra continua sem
arrancar.

Ao chegar ao Pico do Areeiro os visitantes deparam-se com um edifício degradado, em que parte do telhado já voou, maculando gravemente a paisagem dum Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000 (Fotos 1 a 4, em anexo).

Este humilde ambientalista sugere, aos doutos estrategas do Ministério da Defesa e aos ecólogos da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, a colocação dum placar com informação, em várias línguas, sobre o monumento que ali pretendem erigir, de forma a dissipar as dúvidas dos turistas, que persistem em perguntar se estão num Sítio da Rede Natura 2000 ou num estaleiro de obras.


Aproveito a oportunidade para informar que a reportagem da RTP-Madeira (05.05.09) com a posição da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal sobre a Rede Natura 2000 na Madeira já pode ser vista em (http://bisbis.blogspot.com) ou no video abaixo.




Texto e foto: Raimundo Quintal