quinta-feira, 4 de junho de 2009

Porcos ou Para Lamentar

Excerto do diário 24 da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, do dia 13 de Maio de 2009


Infelizmente, Sr. Deputado, porcos inodoros ainda não foram inventados. Portanto, há questões que, obviamente, mesmo com a cautela necessária e com as medidas técnicas necessárias, nós vamos ter que continuar a conviver com elas e uma dela é que não é possível ter explorações com aquela dimensão com absoluto isolamento em relação ao ambiente.

Deputado José Manuel Bolieiro (PSD): É utilizar Brise!

Deputado Rui Ramos (PSD): Desodorizante!

Secretário Regional do Ambiente e do Mar (Álamo Meneses): Qual é a marca do desodorizante, Sr. Deputado?
O Orador: Eu digo-lhe depois, Sr. Secretário.
… Sras. e Srs. Deputados, Sras. e Srs. Membros do Governo:
Fico espantado com a vossa declaração de incapacidade.

(Aparte inaudível da Deputada Cataria Furtado)

O Orador: Tenha calma, Sra. Deputada!
Eu estou aqui, porque estou mandatado por um conjunto de pessoas que me elegeram e que são eleitores de S. Miguel.
Secretário Regional da Economia (Vasco Cordeiro): E o resto está aqui porquê? Não foram eleitos?
O Orador: Sr. Secretário tenha calma e deixe-me falar.
Deputado Pedro Gomes (PSD): O Sr. Secretário não sei! Não foi eleito!
Deputado Artur Lima (CDS/PP): Há por aí gente que não foi eleita!
Presidente: Sr. Deputado, faça favor de prosseguir.
O Orador: A afirmação que foi feita pelo Sr. Secretário Regional do Ambiente e que foi reiterado pelo Sr. Deputado José do Rego, eu simplesmente rejeito. E rejeito porquê?
De facto, a exploração Humberto Silva tem uma licença ambiental. Está aqui.
A exploração Agroaçor, eu não encontro no portal do Governo.
Agora uma coisa é certa: todas as vezes que se fala nesse assunto os cheiros baixam consideravelmente …
Deputado Jorge Macedo (PSD): Muito bem!
O Orador: … e se baixam consideravelmente é porque há, Sr. Secretário Regional e Sr. Deputado, coisas que são possíveis de fazer.
Secretário Regional do Ambiente e do Mar (Álamo Meneses): Eu então vou falar mais. Vou falar todas as semanas!

Presidente: Tem a palavra o Sr. Deputado Rui Ramos.
Secretário Regional do Ambiente e do Mar (Álamo Meneses): Vai dizer a marca do desodorizante?
* Deputado Rui Ramos (PSD): Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, Sras. e Srs. Membros do Governo:
Se o Governo se resigna e está resignado ao acompanhamento, eu não me resigno, nem vou desistir.
Secretário Regional do Ambiente e do Mar (Álamo Meneses): O senhor é um herói!
O Orador: Não sou herói, Sr. Secretário! Sou uma pessoa preocupada com as populações!
O Governo está resignado!
Secretário Regional do Ambiente e do Mar (Álamo Meneses): Resignado como?
O Orador: O senhor há bocadinho quase que dava a ideia que não se podia fazer nada. Dava a ideia que uma exploração daquelas tem, necessariamente, que lançar odores.
Secretário Regional do Ambiente e do Mar (Álamo Meneses): Dei e continuo a dar!
O Orador: Sr. Secretário, ouvi o senhor atentamente. Agradeço que me ouça também.
O Sr. Secretário quando confrontado com a afirmação factual de que quando se começou a falar nisso outra vez os cheiros baixaram, aquilo que eu quero para já, em nome das populações pelas quais fui eleito, é que o Governo, nomeadamente as secretarias que falei, façam uma acção concertada, porque aquelas populações não podem de forma alguma ficar sobre a alçada ou sobre o jogo de haver ou não declarações na comunicação social.
Sistematicamente, quando se fala no assunto, na comunicação social, os cheiros baixam. Deixa-se de se falar no assunto as populações são condenadas outra vez a uma qualidade de vida que é, de todo, inaceitável em pleno séc. XXI.
Portanto, se os cheiros baixaram, é porque é possível fazer alguma coisa. Aliás, as próprias empresas, talvez sobre o olhar atento da comunicação social, decidiram fazer qualquer coisa.
É exigível e o Governo foi eleito para garantir a essas populações uma boa qualidade. O Governo não se pode resignar e os Deputados do PS também não.
De uma coisa podem ter a certeza: o PSD não se vai resignar! E digo-vos mais: as populações também não se vão resignar e os senhores sabem perfeitamente disso.
Obrigado.