sexta-feira, 31 de julho de 2009

Junta de Freguesia de Capelas- Pioneira nas Touradas em São Miguel


A moda pegou. Quem financia esta tourada, sabendo-se que as verbas que uma Junta de Freguesia recebe pouco mais dão do que para pagar aos seus membros e aos da Assembleia?

As Capelas não têm um património cultural que precisa de ser respeitado e acarinhado? Não tem grupos culturais que precisam de ser apoiados? Não tem uma juventude que necessita de ocupar os seus tempos livre de forma sadia?

Por que razão, em vez de se apoiar a cultura popular se financiam pseudo-espectáculos que fomentam a insensibilidade para com o bem-estar animal e promovem as dependências, entre elas a do álcool, e colocam em risco a vida das pessoas?

Quanto vai custar esta tourada?

- Para além do preço base que de acordo com o Correio dos Açores de 21 de Julho de 2009, varia entre 750 e 3.500 euros, acrescida das licenças que atingem os quinhentos/seiscentos euros, quanto custa o transporte dos animais e dos seus acompanhantes?

- Quem paga a ambulância que é destcada para acompanhar o triste espectáculo?

- Quem paga o tratamento hospitalar dos feridos?

- Quem paga os dias de trabalho das pessoas que são forçadas a não trabalhar em caso de ferimentos mais ou menos graves?

Pelos vistos, neste caso os lucros são apenas de alguns e as despesas são de todos nós.

E quando houver um acidente mortal, quem será o culpado? O Sr. André Viveiros ou o touro?

Haja vergonha na cara e respeito pela maioria da população que não é tida nem achada sobre o assunto e cujos impostos são indevidamente usados por juntas de freguesia ou outras entidades públicas que têm promovido touradas.

Não se esqueça o presidente da Junta das Capelas que o que ele pensa ganhar (ou ganha) em número de votos com a sua atitude populista perde em respeito e em consideração por todos os que lutam por uns Açores mais justos, pacíficos e ecologicamente equilibrados.

José Soares

Fonte: Blogue Açores Melhores Sem Maltratos Animais