sábado, 6 de fevereiro de 2010

Munícipes de vários concelhos insatisfeitos: Lixo sem recolha há vários dias


O serviço de recolha de lixo nos concelhos da Ribeira Grande, Lagoa e Vila Franca do Campo pelo período de oito anos prestado pelo consórcio Recolte, S.A. e GSC Compania General de Servicios e Construcion foi iniciado no passado dia 1 do corrente mês, mas em algumas artérias dos concelhos abrangidos, o lixo doméstico foi deixado à porta das moradias, até quase ao final dos dias, ou derivado da inexperiência e falta de conhecimento das ruas por parte dos novos funcionários que realizam esta tarefa, ou ainda devido a algumas alterações de horários e percursos na recolha de lixo nalguns concelhos.

Muito embora o Correio dos Açores tenha envidado todos os esforços para saber as reais razões para que esta situação tenha acontecido e quais são as alterações que poderão estar na origem desta, quer da parte da empresa Recolte quer da Teixeira Duarte (Grupo que detém 100% do capital da Recolte) com as sedes de ambas em Ponta Delgada e em Oeiras, não foi possível chegar à fala com nenhum responsável. Apesar de todos os esforços feitos, quer em termos locais quer nacionais, apenas da Recolte, em Oeiras, nos foi referido que de momento não fazemos qualquer comentário ao assunto, apesar de ter sido referido pela nossa reportagem que, para além da insatisfação demonstrada pelos moradores a quem não foi feita a recolha do lixo, gostaríamos de conhecer quais as eventuais alterações, que o serviço que agora se iniciou, já foi alvo. Mesmo assim, nada nos foi referido ademais. Da parte da AMISM, o presidente Ricardo Silva explicou-nos que esta associação apenas prestou um conjunto de ajudas aos concelhos aderentes e que só dentro de 15 dias será criada uma empresa intermunicipal que fará a interlocução entre as três autarquias e o consórcio responsável pelo serviço de recolha de lixos. Na prática, a AMISM nada tem a ver com este assunto, referiu o presidente associativo.

No entanto, e já na qualidade de presidente de uma das câmaras envolvidas neste contrato, a da Ribeira Grande, Ricardo Silva referiu que esta é uma fase de reconhecimento e ajustamento da empresa que se encontra a fazer este serviço no nosso concelho, bem como dos seus trabalhadores, muitos deles novos nesta área e que ainda não conhecem, profundamente, todos os percursos mapeados. Mais, a câmara da Ribeira Grande terá mesmo, no sentido de ajudar na orientação dos trabalhos, facultado um funcionário municipal para acompanhar a recolha de lixo nestes primeiros tempos.
No entanto, Ricardo Silva acredita que esta situação vai ser ultrapassada em breve, com um esforço conjunto de autarquias e as empresas do consórcio, uma vez que as falhas que têm vindo a ser registadas são, diariamente, comunicadas e resolvidas atempadamente e quase de imediato. O presidente da autarquia ribeiragrandense acredita mesmo que os horários vão ser melhorados e a recolha dos lixos domésticos será feita de forma mais atempada, a bem da qualidade do serviço que contratualizamos.
O contrato de prestação dos serviços de recolha e transporte de resíduos sólidos urbanos dos concelhos de Ribeira Grande, Lagoa e Vila Franca do Campo pelo período de oito anos, da Associação de Municípios da ilha de São Miguel foi assinado a 17 de Dezembro com a empresa que venceu o concurso internacional lançado a 4 de Setembro de 2008. O valor anual estimado do contrato é de 926.871,70 euros e o valor de aquisição oferecido pelas viaturas de recolha que as Câmaras Municipais possuem é de 126.505 euros com o agrupamento Recolte, S.A. e GSC Compania General de Servicios e Construcion.

Segundo refere o site da Recolte, parceira da empresa GSC, Empresa detida a 100% pelo Grupo Teixeira Duarte, a Compania General de Servicios y Construccion, S.A., conta com mais de 20 anos de experiência na prestação de serviços no sector do Ambiente e com forte implantação nas regiões autónomas de Madrid e Andaluzia. A Recolte em parceria com a GSC, permite olhar o mercado Ibérico numa perspectiva Global de mercado e sinergias com o Grupo Teixeira Duarte.

Autor: Ana Coelho

Fonte: Correio dos Açores, 5 de Fevereiro de 2010

Nota- Cá está o que se esperava: despresponsabilização por parte dos autarcas maispreocupados com negócios privados do que com a qualidade dos serviços e o bem estar das populações.