sábado, 26 de junho de 2010

Petição em defesa de São Jorge



Exmos.,

O Movimento pela Defesa da Ilha de São Jorge, é um movimento de cidadãos que surge da necessidade de haver uma voz activa no quotidiano Jorgense, que alerte para situações que, de facto, podem ser "lesivas", não só para o património Histórico-Cultural da Ilha, como para toda a sua beleza Natural e Paisagística.
Como tal e, devido à nossa preocupação crescente, vimos por este meio, dar-vos a conhecer uma petição criada, relativamente a uma possível obra a efectuar na Vila de Velas, mais concretamente, na Baía de João Câncio:

"Os Açores são um arquipélago e território autónomo da República Portuguesa, situado a meio do Atlântico, entre a Europa e a América. Dele fazem parte nove ilhas, organizadas em três grupos: Oriental (Santa Maria e São Miguel), Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e, por último, Ocidental (Flores e Corvo).
No seu "coração" geográfico e dotado de uma beleza natural incomparável encontra-se a ilha de São Jorge, que por sua vez é constituída pelos municípios de Velas e Calheta.
Elevada a Vila por volta do ano de 1500, a Vila de Velas, sede de um dos municípios, possui uma rica e vasta história. Em tempos, e como resultado dos ataques e invasões de Corsários, dos quais os habitantes locais tiveram que se defender, foram edificados Fortes, como o da Nossa Senhora da Conceição e de Santa Cruz, cruzando fogos para proteger a população Jorgense.
Estes Fortes, localizados , respectivamente, na zona do actual Auditório Municipal e do actual depósito de combustível que abastece a ilha, enquadram-se numa das Baías mais belas da Vila, postal turístico para quem a visita: a Baía de João Câncio.
Esta petição tem como principal objectivo, proteger a Vila dos actuais "Corsários" locais que pretendem destruir esta zona, de encanto tamanho, impedindo a construção de um parque de estacionamento e zona de actividades recreativas, ganhado terreno ao mar.
Agradecemos a vossa colaboração e apelamos à sinceridade e bom senso de todos os Jorgenses e de todos aqueles que se queiram juntar a esta causa!"

A presente petição está presente em http://www.petitiononline.com/obrasjz/petition.html
Texto e fotos extraídos do blogue do Movimento pela Defesa da Ilha de São Jorge

http://peladefesailhadesaojorge.blogspot.com/