domingo, 19 de setembro de 2010

Deseducação e Insensibilidade




Ontem, 18 de Setembro, comecei a manhã com a leitura do jornal “Voz Popular”, editado pela Casa do Povo do Pico da Pedra, e fiquei a saber que os escuteiros do Pico da Pedra na sua visita de estudo à ilha Terceira tiveram a oportunidade de visitar um centro de excelência de tortura animal, a Praça de Touros de Angra do Heroísmo.
Como não é a primeira vez que os escuteiros da minha freguesia de acolhimento confundem respeito pelos animais com maus tratos, recordamos o seu patético apoio a um ilegal e mal dimensionado Jardim Zoológico outrora existente no Pico da Pedra, surge-nos a seguinte questão: trata-se de um problema de chefias ou é a própria instituição que já deu o que tinha a dar?
Como se uma má notícia não bastasse, pouco depois da matinal leitura, ouvi a habitual crónica semanal do conhecido Padre Edmundo Pacheco, na RDP-Açores.
A juntar ao desinteresse comum às dos restantes sábados, em que o tema é sobretudo a vida quotidiana da Ribeira Grande, ilha de São Miguel, o Padre Edmundo, por lhe mirrar a inspiração ou por “ordem divina”, pouco disse para além de elogiar um congresso pretensamente mundial de ganadeiros, veja-se o número de países com touradas, que se vai realizar na Terceira, no próximo mês de Outubro e considerar de importância a realização de touradas à corda em São Miguel, segundo ele para a implantação da grande tradição portuguesa da festa brava.
Acreditamos que esta é uma posição pessoal de um homem que não tem sabido acompanhar os sinais dos tempos, mas como já é o segundo sacerdote católico de São Miguel a defender as touradas, o primeiro foi o pároco da Santa Bárbara da Ribeira Grande que com a sua Comissão de Festas promoveu uma tourada à corda, ficamos com a dúvida se não será, também, uma estratégia da hierarquia com vista a arrebanhar almas que tão arredias têm estado das igrejas.
Para terminar o dia em grande, tivemos a oportunidade de assistir ao trajecto de alguns resíduos agrícolas desde a casa do seu legítimo proprietário até às bermas de um caminho rural. Tudo mal, depois de tanta sensibilização ambiental e de carradas de eco-freguesias, e mais mal, ainda, se ficarmos a saber que o feliz transportador/proprietário recebeu, recentemente, a Medalha de Mérito Municipal de uma autarquia micaelense.

Pico da Pedra, 19 de Setembro de 2010
TB