quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Sociobiologia ou Ecologia Social


Intelectualmente e emocionalmente, o ser humano é, no seu conjunto, fundamentalmente semelhante.

A cultura é, talvez, o grande diferenciador entre todos nós, registro ético e moral que interpenetra no mundo material e espiritual. Intelectualmente e emocionalmente temos limites, mas também possuímos a liberdade para, entre os limites, influenciarmos a forma de cultura que traduzimos.

De fato, os dilemas que hoje enfrentamos exigem uma visão holística [o homem é um ser indivisível, que não pode ser entendido através de uma análise separada de suas diferentes partes] do mundo e uma enorme abertura de nossa criatividade.

A ciência e a tecnologia, em absoluto, podem ser substantivos neutros mas, na prática, não o são e é necessário termos a capacidade de incorporar o valor da natureza na nossa postura individual e social e no nosso código ético e moral, em suma, na nossa cultura.

Para isso é necessário desenvolvermos a nossa capacidade de jugamento. Também por isso, Murray Bookchin se preocupa em analisar a sociobiologia, forma emblemática do desastre de se coincidir um quadrado com um círculo.

Concorde-se ou não com tudo o que Murray Bookchin afirma – isso não é muito importante – a verdade é que ele aborda, lucidamente, alguns dos problemas que hoje são para nós abordados com maior acuidade.

Ficar alheio, mesmo conscientemente, ao mundo, ou não ficar e intervir, é uma opção de cada um. Murray Bookchin fez desde há muito, a sua. Por tudo issso, vale apena lê-lo.

Fonte:
Orelhas do livro Sociobiologia ou Ecologia Social?, de Murray Bookchin; Achiamé Editor, Rio de Janeiro.
http://seminarioanarquismoeecologia.blogspot.com/

Nota- Há uma edição em Portugal da Editora Sementeira, já desaparecida, com um prefácio de António Guerreiro de Brito.