domingo, 23 de janeiro de 2011

Menos Valia para a Terceira e apelo a que os turistas visitem outras ilhas


http://azores.gov.pt/Portal/pt/novidades/Monumento+ao+Toiro+ser%C3%A1+excelente+cartaz+tur%C3%ADstico.htm?lang=pt&area=ct

Para além da propaganda anti-turística do monumento que mesmo para os leitores da União não é uma mais-valia para a ilhaTerceira e do disparate do Secretário Regional da Saúde ao falar em touros acorrentados mas livres, o dito cujo ignora a história da sua terra como se pode ver pela leitura do cronista Gaspar Frutuoso  e de outros historiadores ou  pelo texto, abaixo, do insuspeito Álvaro Monjardino:


"Casa da Salga, propriedade da família Merens de Távora. Ainda lá está a casa, não de Brianda Pereira, mas aquela em que os castelhanos puseram a sua bandeira e donde foram desalojados pela contra-ofensiva portuguesa. Sabe-se hoje que a carga de gado que os empurrou para o mar e para a morte não foi de toiros bravos, mas sim de quatrocentas vacas, divididas em dois esquadrões, um vindo do lado de São Sebastião, outro do do Porto Judeu. "(http://acores.wikia.com/wiki/Batalha_da_Salga)