quarta-feira, 8 de junho de 2011

TOURADA NÃO É FESTA REGIONAL



DEPUTADOS CONTRA TOURADA NO "DIA DOS AÇORES" === OS NOSSOS PARABÉNS PELA POSIÇÃO TOMADA!
TOURADA NO DIA DOS AÇORES: "UM DISPARATE A EVITAR!"


O programa oficial das comemorações do Dia da Região, que se realizará a treze de Junho, na Praia da Vitória, aponta a inclusão de uma tourada, como se tal prática respresentasse os Açores e fosse uma "expressão cultural" que orgulha e enaltece o Povo Açoriano. A iniciativa não é bem vista por todos os deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, nomeadamente por aqueles que não apreciam este tipo de manifestação "cultural", que atenta contra o bem-estar animal, contraria os princípios da DUDA (Declaração Universal dos Direitos dos Animais) e está longe e ser uma prática geral nos Açores e que una os açorianos.
aaaaaa
Por estas razões de fundo, o CADEP-CN e a representação de Santa Maria dos Amigos dos Açores, ligada ao GBEA, consideram ser essa opção um VERDADEIRO DISPARATE, pois, num dia tão especial de unidade açórica, o que deve ser espelhado e enaltecido é o que contempla globalmente os Açores, ou seja aquilo em que os açorianos de Santa Maria ao Corvo estão ligados, se revêem com orgulho e que deve enobrecer a RAA no exterior, como espaço de riqueza humana e de civilidade.


Como é sabido, as touradas, que estão a ter cada vez mais contestação a nível internacional, nacional e regional, são práticas apensas tradicionalmente tão só às ilhas da Terceira e com menor expressão na Graciosa e em S.Jorge. Não constitui, portanto, e felizmente, uma prática maioritária dos Açores, estando mesmo em crescendo o número de açorianos que as combatem, mesmo dentro das ilhas onde estão mais enraizadas.


Para além da desunião açórica à volta das touradas, a facultação desta prática, que nos recusamos seja considerada como "cultura dos Açores", se resveste de contraproducência e contradição numa região, considerada e "vendida" como exemplarmente ecológica. Ressalte-se que engloba este conceito, na sua essência, o respeito pela vida quer animal quer vegetal e o estabelecimento de uma relação civilizacionalmente elevada e harmónica entre as partes, a qual não pode consentir a provocação de mau-estar, humilhação e tortura, práticas que devem envergonhar qualquer sociedade moderna.


"A grandeza e grau de civilidade de um povo pode ser avaliados pela forma como trata e se relaciona com os seus animais".


* Mahatma Gandhi


A nível político, pelas razões aludidas, temos notícia de que há deputados que se recusam a participar na cerimónia do Dia dos Açores, acrescentando que as touradas, para além da divisão açórica que provoca, é também um tema fraturante, no Parlamento dos Açores, sendo o exemplo mais recente o chumbo, em boa hora, da pretensa introdução das touradas picadas ("sortes de varas").

Saudamos todos os deputados que contestam o programa oficial das comemorações do Dia da Região, que vai decorrer na próxima segunda-feira, na Praia da Vitória e que integra, exatamente, um disparate (in)civilizacional, que atenta contra a unidade dos Açorianos, no Dia dos Açores.

Paulo Rosa (CDS/PP) , eleito pela ilha das Flores, é um dos deputados que contesta a realização de uma tourada durante as comemorações do Dia da Região. Adiantou que vai estarna Praia da Vitória, mas apenas para assistir à sessão solene. Quando começar a tourada, abandonará o espaço, o que vai acontecer com outros parlamentares. Outros, como a Deputada Mariense do PSD, Aida Santos, tomarão um aposição, ainda mais forte, recusando-se sequer a participar nesta Cerimónia de cúpula Regional, que devendo ter um programa de e enaltecimento da Autonomia e dos valores da açorianidade, engloba disparatadamente um evento que provoca mau-estar aos animais, não expressa uma coesão cultural Açoriana, nem veicula a grandeza e sensibiilidade das nossas gentes. BEM HAJAM!


Porque, ainda estamos a tempo de evitar esse "disparate", esperemos que os "organizadores" ouçam estas clarividentes vozes do Povo Açoriano, apelando a que outros deputados lhes dêem corpo, e tomem também em conta o texto de contestação cívica, a que nos associámos, que em breve chegará ao Governo.


"Eu sou a favor dos direitos dos animais bem como dos direitos humanos. Essa é a proposta de um ser humano integral e de uma sociedade evoluída."- Abraham Lincoln (Ex-Presidente Americano)

*José Andrade Melo
CADEP-CN e Amigos dos Açores, Sta Mria